David Francisco

A floresta indígena da Madeira, já existente no Terciário (5 a 3milhôes de anos) no sul da Europa e norte de África, cinge-se hoje às ilhas da Macaronésia (do grego Ilhas Afortunadas) constituída pelos arquipélagos de Cabo Verde, Canárias, Açores e Madeira.

É na ilha da Madeira que se encontra a maior e mais bem conservada mancha de Laurissilva.

Foi com a introdução da cozinheira e posteriormente do fogão que se alterou a necessidade do consumo de lenha, conservando dessa forma (por mero acaso) o sistema florestal mais antigo do planeta. Este legado, tem a enorme carga de responsabilizar os madeirenses perante a humanidade pela manutenção e conservação desta velha floresta.

Independentemente dos interesses económicos de alguns, é a população desta ilha que fica com a responsabilidade na história por extinguir ou preservar a floresta Laurissilva.

Quando morre uma pequena urze com apenas cem anos de idade, não só se perde esses anos de vida, destrói-se também todo um ecossistema envolvente reduzindo fortemente as condições de habitabilidade da ilha. Com uma forte possibilidade, do ser humano desaparecimento da ilha hoje conhecido como o Jardim do Atlântico.








__________________________________________________

David Miguel Rodrigues Francisco, Funchal, 1960
Fotógrafo de profissão desde 1978. Tem realizado e participado em exposições individuais e colectivas desde 1992. Tem participado em Ilustração fotográfica de exposições temáticas, cinema e música. Tem apresentado trabalho em diversas publicações e edições gráficas como monografias, postais... Está representado em vários bancos de imagens. Para informações mais detalhas sobre o seu percurso e trabalho: www.davidfrancisco-foto.com