Silvio Cró

Algumas palavras sobre a estrutura escultórica

O desenho:
O volume escultórico intitulado de 'Colónia' nasceu a partir da exploração geométrica de um rectângulo que organiza, a partir de um eixo vertical central, 12 pernas em ângulo recto projectados para uma abertura em movimento crescente para desenhar uma espiral concêntrica.

O material:
A estrutura foi feita com tubos de ferro galvanizado e em banda, para servir de suporte a pratos de barro com 42cm de diâmetro e um remate de telha representando uma pomba em barro.

O aspecto formal:
Sendo um objecto de cariz modular, a forma assemelha-se a um H, cujas pernas são trabalhadas de acordo com a finalidade a que se destinam, o que faz com que em alguns casos uma medida seja constante e noutros, sofra ligeiras alterações.

Simbologia:
A forma do rectângulo representa a terra, a espiral representa a vida e o percurso do homem. O número doze indica o ciclo de um ano (doze meses) ou o meio ciclo de um dia doze horas, os pratos de barro transformados em jardins representam a vontade e a intenção de criar, a figura alada de uma pomba representa o espírito livre, o ar, a paz.





__________________________________________________

Sílvio Cró, Funchal, 1974
Licenciado em escultura pela Universidade da Madeira, exerce actualmente funções docentes.
Participa em exposições colectivas desde 1994 e em individuais desde 2003.
Tem algumas obras públicas na ilha da Madeira e também colecções particulares nacionais e internacionais.
Tem obtido prémios nas mostras que participa, nomeadamente uma menção honrosa atribuída pela C.M. do Funchal, na mostra de Presépios Tradicionais em Embutidos, 2º prémio na escultura para os 30 anos de autonomia da Região Autónoma da Madeira. Está representado em livros de História de Arte e de banda desenhada americana, 24 hours Comics Day. Em 2007 representa a escultura na exibição de arte Cinco Artistas da Madeira da Colecção Berardo. Em 2009 esteve representado em Havana (Cuba), numa colectiva de arte de todo o mundo latino, Arslatina.