Octávio Freitas

É da terra que nasce o prato

Este pequeno jardim nasce, por um lado, da minha forte ligação pela terra, da cultura e produção de ervas e hortícolas que sempre existiu na casa dos meus pais. Por outro, este jardim associa-se à minha profissão e paixão pela culinária.

A boa cozinha depende grandemente dos produtos utilizados. A sua escolha é sujeita ao maior controlo e exigência possíveis. O primeiro critério de escolha é o da qualidade, não a sua proveniência. Contudo damos sempre prioridade aos nossos produtos regionais, amigos do ambiente e colhidos na sua época própria, respeitando os ciclos da natureza.

Acredito que o sucesso e a sensibilidade de um profissional de cozinha tem de passar pelo conhecimento e compreensão da fonte preciosa que é a terra, a especificidade dos produtos e alimentos que coloca ao nosso dispor ao longo das estações.

A terra, a agricultura, é a grande fonte de inspiração, de motivação para a arte e criação dos meus pratos.
O jardim que aqui apresento é essencialmente composto por plantas alimentares já que pretendo que seja uma pequena sósia das hortas que tenho o prazer de cuidar e extrair os seus produtos, junto de um dos meus locais de trabalho.










__________________________________________________

Octávio Freitas, Funchal, 1981
Cursou Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria da Madeira e é actualmente Chefe Executivo de Cozinha do Grupo Four Views Hotels.